Comportamento organizacional
Percebe-se que Comportamento Organizacional, trata das diferentes maneiras ou formas de fazer com que as pessoas obtenham consciência e que possam influenciar, focando o desempenho e diferencial competitivo.
Definimos que comportamento organizacional é o estudo da dinâmica das organizações, e como os grupos se comportam dentro delas, é uma ciência interdisciplinar, tendo por base o conhecimento do individuo e membros de uma organização, avaliando as possibilidades na compreensão do todo, sabendo que é um sistema coorporativo racional e somente pode alcançar o objetivo se as pessoas que o compõem coordenarem seus esforços em reformular e transformar o sistema em um ambiente globalizado.
Visão Sistêmica e Mudança
Segundo Behrens (2005) Visão Sistêmica é uma forma de abordagem da realidade que surgiu no século XX. É vista como componente do paradigma emergente, o pensamento sistêmico inclui a interdisciplinaridade. Já segundo Capra (1996) esse pensamento tem uma nova forma de percepção da realidade, quanto mais são estudados, mais se percebe que temos que analisar a situação como um todo e não como coisas independentes, ele também apresenta a ideia de inter-relação entre os objetos e os seres vivos, eles não são separados, apenas ficam separados momentaneamente.
No geral, Visão Sistêmica é uma forma de cada um enxergar um tipo de problema, porém, que seja compreendido no todo. A identificação é efetuada separadamente, mas sem perder a visão geral. Tudo no mundo e na vida tem ligação, e como exemplo, temos um corpo humano, ele é feito de órgãos, pele, ossos, sangue, ou seja, temos que olhar um todo para que possamos chegar a uma conclusão. Utilizando este método, conseguimos identificar problemas isolados e resolvê-los com maior rapidez e eficiência. Tendo em vista que os comportamentos não são aleatórios é preciso considerar que o conjunto organizacional tende a procurar o equilíbrio, possuindo “filling”, a habilidade de percepção,