Exercícios is - lm - bp - cópia
R: Uma desvalorização da taxa de câmbio torna o produto nacional mais barato, estimulando as exportações e desincentivando às importações. Essa melhora no saldo em conta corrente desloca a curva IS para a direita. Já uma valorização da taxa de câmbio terá o efeito oposto, deslocando a IS para a esquerda.
2) Explique o efeito transbordamento.
R: Quando se amplia a renda em determinado país em decorrência, por exemplo, de um aumento nos gastos públicos, como parcela desse aumento de renda se direcionará para as importações (que significam exportações para os outros países), este crescimento na demanda externa funcionará como uma elevação na despesa autônoma nos demais países e assim uma elevação da renda dos mesmos.
Esse impacto da variação da renda interna sobre a renda dos demais países é chamado de efeito-transbordamento e refere-se ao fato de não se conseguir circunscrever o efeito de uma política expansionista ou recessiva ao âmbito interno.
3) Explique o efeito repercussão.
R: O aumento de renda no país cujo setor externo cresceu em decorrência da política expansionista no primeiro país irá induzir, por sua vez, um aumento das importações deste país, que ampliarão as exportações do país que realizou a política expansionista original, gerando um novo efeito expansionista sobre sua renda.
4) Por que a curva LM não é afetada pela “introdução” do setor externo?
R: A demanda de moeda continua dependendo da renda e da taxa de juros, respondendo positivamente em relação à primeira variável e negativamente em relação à segunda. Dada a oferta de moeda, a curva LM representará os pares (Y» que equilibram esse mercado.
5) Explique a composição da curva BP.
R: A curva BP representa os pares (Y, i) que satisfazem a condição de equilíbrio externo (equilíbrio de BP)
→ Saldo BP = Saldo Transações Correntes + Saldo Capitais Autônomos = 0. Pontos acima de BP representam superávits no Balanço de Pagamentos