O que é adolescência
A mudança que um adolescente sofre ao recém sair da infância é muito abrupta. Seu corpo muda em ritmo acelerado rumo a se tornar um adulto e nem todas as partes de seu corpo crescem proporcionalmente. Braços acabam "esticando" um pouco além do que o tronco, tornando-se desproporcional e o jovem se sente desengonçado e estranho. As meninas acabam tendo formas de mulher, mas sua cabeça ainda permanece na infância. Os meninos ficam altos e espera-se deles atitudes de um adulto, embora ainda não estejam maduros.
Na nossa sociedade, a introdução à adolescência é um processo muito brusco, pois, são cobradas do jovem atitudes que ele ainda não está preparado para assumir. Em sua infância ele tinha seus pais ou responsáveis para lhes prover o sustento, o estudo, a segurança, o afeto, o abrigo. E repentinamente cobra-se que este adolescente trabalhe, tenha responsabilidades no estudo, e possua atitudes sensatas e maduras.
O autor expõe que para a psicanálise, os impulsos sexuais necessitam de satisfação e mudança do objeto de desejo. Quando se é criança, temos como modelo de referência os pais, mas quando os desejos sexuais são aflorados na adolescência, o instinto diz que esta relação seria no mínimo incestuosa, por isso o jovem tem esta necessidade de afastamento de seus pais, muitas vezes esta relação se torna hostil e não