comportamento organizacional
Professora: Daiane Predebom
Gestão de Pessoas
Bento Gonçalves, 23 de outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
Na presente pesquisa encontram-se o seguinte conceito sobre o comportamento organizacional, O estudo do comportamento organizacional proporciona importantes conhecimentos que ajudam a entender melhor o mundo do trabalho em mudanças continua a superar resistência a mudanças e a melhor para criar uma cultura organizacional que proporciona com mudanças, nas organizações.
O objetivo deste trabalho foi também o de entender os níveis de comprometimento dos indivíduos, em face dos três componentes do modelo e da forma desse comprometimento através da combinação dos componentes presentes em cada indivíduo. A partir da forma do comprometimento identificado e de padrões do comprometimento organizacional estabelecidos, procuramos relacionar um entendimento sobre o comportamento organizacional.
DESENVOLVIMENTO
“O comportamento organizacional tem suas origens no final do ano de 1940, quando os pesquisadores da área psicologia, sociologia, ciências, politica econômica e outras ciências procuravam desenvolver uma estrutura unificada de pesquisas organizacionais apesar das intenções de seus fundadores, o campo do comportamento organizacional tem resistido à unificação. Atualmente, encontram-se dividido em três áreas bem distintas cada uma com suas próprias bases nas ciências sociais: O comportamento microorganizacional que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental: O Comportamento mesooganizacional originado da psicologia organizacional social e da sociologia interacionista: O Comportamento macrooganizacional derivado da economia e da sociologia estrutural, da antropologia cultural e da ciência politica. (VAGNER; HOLLENBECK, 199, p.6).”
Na visão do autor citado, as áreas do comportamento organizacional são três.
Comportamento Microoganizacional