descolonização
Depois da guerra fria, mais e 40 países africanos e asiáticos conseguiram sua independência. Surgiram assim as nações do chamado Terceiro Mundo.
Ásia e Índia
A elevada tributação sobre a miserável população da Índia, as diferenças culturais e ação repressiva do governo britânico que dominava país, aumentaram a força de movimentos nacionalistas, eu buscavam a autonomia Indiana. Mahatma Gandhi, o principal líder desse movimento, conseguiu mobilizar milhões de indianos em suas campanhas, até que em 1947 a Índia conseguiu se tornar uma nação independente. Mesmo assim, os conflitos étnicos e religiosos continuaram constantes no país, bem como a violência política.
ÁFRICA
A independência política africana só foi conseguida com sangrentas lutas. No Congo, houve a formação de um Estado Livre,em 1960,porém dividido em facções rurais. Na Argélia a independência só foi obtida em 1962, a pós uma violenta guerra.
Na África do Sul, sob a liderança de Nelson Mandela, a luta contra o racismo no país foi vitoriosa depois de séculos de sujeição. A África do Sul foi reconhecida como um exemplo das potencialidades africanas.
A América Latinas e as lutas sociais.
Mesmo após sua independência, os países da América Latina mantiveram laços de independência econômica com as grandes potências capitalistas mundiais, primeiro com a Inglaterra e após os Estados Unidos.
México
Após a plocamação de sua independência, o México passou a viver um período de instabilidade política sob a forma de ditaduras e de dependência econômica.
CHILE
A vitoria socialista desencadeou uma mobilização social com a invasão de terras e ocupação de fabricas, pressionando o governo a avançar além de seus propósitos originais.
A América Latina no século XXI
O radicalismo revolucionário na América Latina quase sempre representado a ação extrema contra o aumento de dsilgauldade e injustiças
Da passagem da época da guerra fria ao período de globalização