Comportamento organizacional
W. Taylor propôs que o trabalhador médio produzia muito menos do que seria potencialmente capaz com o equipamento disponível na época. Essa visão ainda é amplamente utilizada no mundo dos negócios. Sua premissa básica é a de que o dinheiro é o melhor dos motivadores.
Segundo Abraham H. Maslow, o homem é motivado por necessidades organizadas numa hierarquia de relativa prepotência.
As necessidades do homem estão organizadas numa serie de níveis ou numa hierarquia de valor.
A organização industrial típica oferece poucas oportunidades de satisfação dessas necessidades egoístas para as pessoas colocadas nos níveis mais baixos da hierarquia.
As necessidades de auto realização são as necessidades de cada um realizar o seu próprio potencial, de estar em continuo autodesenvolvimento, de ser criador mais alto do termo.
Segundo uma pesquisa feita liderada por David Lewin: as companhias que realizam divisão de lucros e ganhos com seus empregados apresentam um desempenho financeiro melhor do que as que não realizam; as companhias que democratizam as informações amplamente e que tem programas de envolvimento do empregados apresentam desempenho significativamente melhor do que aquelas que são geridas autocriticamente; a estruturação do trabalho flexível esta diretamente relacionada ao sucesso financeiro;o treinamento e o desenvolvimento têm um efeito positivo no desempenho financeiro da empresa.
A teoria dos dois fatores foi criada por Frederick Herzberg, através de estudos de entrevistas realizadas com 200 engenheiros e contadores da indústria de Pittsburgh. Chegou a conclusão de que os fatores que influenciaram-na produção de satisfação profissional eram desligados e distintos dos fatoresque levavam a insatisfação profissional.
A teoria x e a teoria y foi desenvolvida por Douglas McGregor na década de 50.
Segundo a teoria x, o ser humano médio é,por natureza, avesso ao trabalho e o evitará sempre que puder.Já a teoria y, as pessoas não são passivas