Comportamento organizacional
O filme Madagascar é fantástico em termos de exemplificação de um ambiente organizacional! Temos um ambiente organizacional confortável (o zoológico) que se compara as grandes corporações empresariais (multinacionais) que propiciam todo o conforto para os membros de suas equipes: notebooks, palms, carros e tecnologia. Temos um líder de equipe talentoso e egocêntrico (O leão Alex) que se torna ainda mais egocêntrico dado o ambiente favorável da empresa.
O leão Alex é típico líder de equipe de multinacional que se julga excelente sem se dar conta de que grande parte do seu empreendedorismo (seu sucesso) e da sua motivação (seu entusiasmo) se deve as condições favoráveis que a organização empresarial cria. O leão Alex é tipo do líder empolgado, todo motivado que gosta de dar conselhos aos outros de como agir e galgar postos dentro da empresa.
Temos também uma outra típica figura de organização empresarial: a zebra Martin. Este é aquele tipo de funcionário que tem o desejo de sair da rotina indo além do cotidiano, mas se vê (literalmente) limitado pelo ambiente organizacional de conforto em que vive: o zoológico. É o tipo de funcionário que quer inovar, faz o melhor que pode no trabalho, mas não se empolga muito com o sistema que a organização empresarial oferece. É do tipo que se vê limitado pelas circunstâncias as quais a empresa o coloca, mas no fim faz bem o seu trabalho. Ele quer inovar, mas não encontra espaço para isso e ainda enfrenta resistência daqueles que se encontram beneficiados pelo esquema vigente na organização empresarial.
O hipopótamo Glória é do tipo de membro de equipe que faz o que aparecer pela frente e que não questiona muito a respeito da natureza das coisas, mas vive de resolver problemas do momento. É o funcionário que não se questiona sobre estratégias da empresa. Ela é o tipo d e funcionário que faz o que tem que fazer. É um funcionário útil em tempos de prosperidade, mas