Comportamento Organizacional
É necessário compreender o comportamento da organização, cada pessoa te uma maneira de se portar e uma personalidade, cada organização tem a sua maneira de conduzir seus colaboradores, de maneira desenvolvida por seus administradores, que definem os princípios, as normas e os valores da empresa.
Uma empresa não é apenas número, produção, balanço e patrimônio, ela se forma por lideres que a conduz, pelos funcionários, pelos comportamentos explícitos e implícitos.
É o ser humano que determina o sucesso ou o fracasso da organização, pois é ele que, por sua atitude, cria as oportunidades para competir com talento, potencial, diversidade r motivação que se desenvolve a empresa. As pessoas não se comportam apenas como si, mas também por causa do grupo que está inserido, por isso seu líder deve compreender cada um, pois só assim conseguira entender a dinâmica do grupo num todo. Cada pessoa tem uma história e é ela que forma sua personalidade, o que faz diferenciar cada individuo.
O comportamento organizacional pode ser analisado por indicadores de abstenção, acidentes de trabalho, contábeis, parte psicológica das pessoas, os movimentos dos grupos dentro da empresa que se manifestam pelo clima de satisfação no trabalho.
Analisando esses aspectos é permitido reorganizar o ambiente, corrigindo a política e as práticas, os grupos de trabalho, formar equipes de alto desempenho, fazendo assim a empresa ser mais competitiva. Entendendo os indivíduos é possível entender e até prever a dinâmica da organização, podendo aumentar a produtividade e o desempenho de todos e consequentemente a satisfação no trabalho. Com um plano estratégico bem aplicado a empresa só tende a ter sucesso.
Segundo Sense no texto comportamento organizacional “o conflito é uma das características universais das equipes produtivas, pois é capaz de modificar a visão de mundo de cada pessoa em prol do crescimento coletivo”.
As pessoas envolvidas no processo de fazer a estratégia e a tática da