plantas venenosas
2 PROBLEMA DE PESQUISA
Existe uma grande variedade de plantas tóxicas, sendo grande parte pertencente às Apiáceas, como a Cicuta, que tem uma ação que causa paralisia geral e quando a paralisia atinge o sistema respiratório a pessoa morre por asfixia. (INFO ESCOLA, 2012). Por puro desconhecimento, muitas pessoas cultivam em suas casas plantas venenosas em seus jardins. As quais trazem sérios riscos à saúde de todos os seres vivos. O simples ato de aproximar-se de algumas plantas pode levar a sérias irritações e lesões nos órgãos, além de muitas levarem à morte. Alguns vegetais podem não levar a morte, mas causar sérios problemas para o coração, pulmão e o cérebro, como a nicotina, morfina, cocaína, dentre outros narcóticos. Há mais de cem espécies de plantas tóxicas existentes, extremamente venenosas, as quais exigem cuidados em não ingerir, ou tocar, pois atuam paralisando os órgãos, causando infecções e mortes súbitas.
3 JUSTIFICATIVA
É necessário levantar dados através de pesquisas, sobre os perigos das plantas, estas que podem fazer parte do nosso dia-a-dia, as quais não escolhem período e nem espaço geográfico para fixarem-se. No Brasil, há grande número de mortes de bovinos por ingestão de plantas tóxicas e isto gera grandes perdas econômicas, difíceis de serem estimadas. Há também a morte de outros pequenos animais, e, quanto aos seres humanos, as crianças são as maiores vítimas, as quais possuem contato com estas plantas através de cultivos em suas casas ou em parques.
O desconhecimento das espécies tóxicas presentes nos vegetais é o principal fator de ocorrência de acidentes, por isso, nada melhor que prevenir, passando a conhecer melhor estas espécies.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Compreender e retratar os benefícios e malefícios provenientes de algumas plantas venenosas.
4.2 OBETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender e