Reino Plantae
O Reino Plantae, como o nome sugere, abriga as plantas: organismos eucariontes, multicelulares e autotróficos fotossintetizantes. Além disso, em seu ciclo reprodutivo, apresentam alternância de gerações. Na Biologia, a ciência responsável pelo estudo deste grupo é denominada Botânica. Pode-se, então, definir o Reino Plantae como um grupo monofilético de organismos eucarióticos que fotossintetizam usando os tipos de clorofila a e b, presente em cloroplastos. O Reino Plantae é dividido em dois tipos: vegetais inferiores/vegetais superiores, que são respectivamente, (criptógamas) são as que não têm flor ou semente, podem ser Briófitas ou Pteridófitas. E as (fanerógamas) que têm flor e semente, podem ser Gimnospermas ou Angiospermas. Dentre desses grupos existem vários tipos de plantas que são essenciais para o ser humano hoje em dia. Algumas delas em cosméticos, outras na medcina, e até mesmo, plantas venenosas que podem ajudar-nos ou prejudicar-nos.
Plantas Venenosas
Existem diversos tipos de plantas venenosas no Brasil, na maioria das vezes, sendo utilizadas como enfeites em festas ou no quintal de casas; como um jeito de espantar “mal – olhado” para pessoas muito supersticiosas; e até mesmo como remédios para alguns seres. A fundação Oswaldo Cruz estima duas mil pessoas são envenenadas por plantas toxicas anualmente. Sendo, 60% delas as crianças até 9 anos, pelo fato de que as plantas geralmente ficam em lugares de fácil acesso para os baixinhos devido à falta de conhecimento das pessoas em relação as toxinas das plantas.
Exemplos de plantas venenosas no Brasil:
Mandioca brava (Manihot utilíssima Pohl)
Porque é tóxica: suas raízes e folhas possuem substancias tóxicas (linamarina) que podem matar quem come-las.
Efeitos: nas intoxicações mais pesadas, a linamarina causa asfixia e convulsões, que se não forem tratadas podem ser fatais.
Tratamento: hospitalização e lavagem gástrica. Os principais remédios são