Acidentes com Animais Peçonhentos
Se a mordida de um cachorro, gato, rato, ou qualquer outro animal selvagem de sangue quente lacerar a pele, não é um ferimento normal. O animal pode ter raiva, uma doença mortal, cujo contágio dá-se por meio da saliva. A única forma de saber se um animal tem raiva é capturá-lo e mantê-lo sob observação.
Se alguém for mordido por um animal, é preciso administrar os primeiros socorros, chamar um médico e, a seguir, telefonar para a polícia ou outro órgão para que tentem capturar o animal. Para prestar os primeiros socorros, lave o local da mordida com bastante água e sabão para retirar a saliva. Cubra a ferida com uma atadura esterilizada e leve a vítima a um médico.
Picadas
Picadas e Ferroadas de Insetos NãoVenenosos. As picadas e ferroadas de certas aranhas, ácaros, carrapatos e outros insetos podem ser dolorosas. Algumas podem causar infecção. Para aliviar a dor de picadas e ferroadas de insetos coloque água gelada ou uma toalha molhada em água fria na área afetada. Se o ferrão de uma abelha ou vespa ainda estiver na pele, removam com a unha ou a ponta de uma faca.
Os carrapatos são insetos pequenos, de casca dura que enterram a cabeça dentro da pele. Para proteger-se de carrapatos, use calças compridas e camisas de mangas toda vez que excursionar ou acampar em áreas infestadas de carrapatos. Abotoe o colarinho e enfie a barra das calças nas suas botas ou meias. Examine o corpo e as roupas diariamente, especialmente as partes do corpo onde houver pelos. Retire todos os carrapatos que encontrar. O carrapato leva uma hora para se fixar na pele de uma pessoa. Se o carrapato estiver grudado, retire-o delicadamente com uma pinça. Torcê-lo ou retirá-lo bruscamente pode arrebentar a cabeça do carrapato na sua pele. Uma vez retirado o inseto, lave a região com água e sabão. Uma loção para a pele (tipo Caladryl) pode aliviar a coceira. Ácaros são insetos pequeninos que se instalam debaixo da pele, causando coceira e vermelhidão. Tente não coçar