jhonas thomas
CURSO DE DIREITO
ECONOMIA
MANAUS
2014
CAROLINA OLIVEIRA
ÉRICA MENEZES
HELEN RODRIGUES
INÊZ CRISTINA A. DE LIMA
KARIMI LOUREIRO FEITOSA
PRISCILA INGRID BELEZA
PENSADOR ECONOMICO: THOMAS ROBERT MALTHUS
Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina Economia, ministrada pelo Profº: André Mourão, Turma DIR013 do Curso de Direito da Universidade Nilton Lins – UNINILTONLINS.
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
Sua fama decorre dos estudos sobre a população, contidos em dois livros conhecidos como Primeiro ensaio e Segundo ensaio: "Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afeta o melhoramento futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M. Condorcet e outros escritores" (1798) e "Um ensaio sobre o princípio da população ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas expectativas quanto à remoção ou mitigação futura dos males que ocasiona"(1803). Tanto o primeiro ensaio - que apresenta uma crítica ao utopismo - quanto o segundo ensaio - onde há uma vasta elaboração de dados matérias - têm como princípio fundamental a hipótese de que as populações humanas crescem em progressão geométrica. Malthus estudou possibilidades de restringir esse crescimento, pois os meios de subsistência poderiam crescer somente em progressão aritmética. Segundo ele, esse crescimento populacional é limitado pelo aumento da mortalidade e por todas as restrições ao nascimento, decorrentes da miséria e do vício.
Suas obras exerceram influência em vários campos do pensamento e forneceram a chave para as teorias evolucionistas de Darwin e Wallace. Os economistas clássicos como David Ricardo, incorporaram o princípio da população às suas teorias, supondo que a oferta de força de trabalho era inexaurível,sendo limitada apenas pelo fundo de salários. Para Malthus, assim como para