Indicadores
O objetivo da atividade consiste em realizar um experimento que explique o que são substâncias ácidas e básicas.
02. INTRODUÇÃO
Os indicadores ácido-base são utilizados para observar a acidez ou basicidade de determinada solução. Mudam gradualmente de coloração dentro de uma faixa de escala de PH, chamada zona de transição. Quando adicionados a uma solução, os indicadores ligam-se aos íons H+ ou OH-. Ao ligar-se a estes íons, a configuração eletrônica dos indicadores são alteradas e consequentemente, altera-se a cor.
A solução é considerada acida, se o composto contiver hidrogênio e através da ionização (processo em que íons são criados quando certas substancias moleculares se dissolvem em água) ocorrer à liberação de um único cátion H+. Sendo básica, ao ioniza-se libera um único ânion OH-(Hidroxila). Segundo Arrhenius “Ácidos e Bases fortes estão dissociados completamente. Ácidos e Bases fracas estão dissociados parcialmente”. Ao dissocia-se completamente as quantidades de íons H+ do ácido e do ânion OH- da base liberados na solução são maiores, com isso a força do ácido e da base aumenta.
Os indicadores tradicionais são pouco acessíveis, Neste caso, podem ser úteis alguns indicadores alternativos como, por exemplo, o extrato de repolho roxo. O mesmo apresenta um faixa de viragem ampla de 1 a 14 e PH variados conforme a mudança de coloração.
03. MATERIAIS
• 09 tubos de ensaio;
• 02 estantes para tubos de ensaio
• 01 béquer 100 ml
• 01pipeta graduada de 1,0 ml com pêra
• Solução de HCl 1,0 MOL/L
• Solução de NaOH 1,0mol/l
• Suco de repolho roxo
04. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
01. Usou-se 9 tubos de ensaios, em seguida os numerou.
02. No primeiro tudo foi colocado 10 ml de Ácido Clorídrico 0,1 mol/L
03. No segundo tubo foram adicionados 0,1 ml de Ácido Clorídrico 0,1 mol/L e 9,9 ml de água destilada.
04. Em seguida transferimos para o terceiro tudo 0,1 ml contida no segundo tubo e mais 9,9 de agua destilada.
05. No tubo 4