Inflação
TINA LOUISE VARGAS
INFLAÇÃO
Trabalho apresentado á disciplina de Economia para o curso Tecnólogo de Gestão Financeira
CURITIBA
2014
2
1 DEFINIÇÃO
Inflação é um conceito econômico, onde representa o aumento persistente e generalizado de preços dos bens e serviços ocasionando perda do poder aquisitivo da moeda eu um determinado país ou região, durante um período. O dinheiro fica valendo cada vez menos, precisando cada vez mais uma quantidade maior dele para adquirir os mesmos produtos. Quando a inflação está em um nível muito baixo, ocorre à estabilização dos preços, e assim, o valor dos produtos não aumenta.
3
2 DISTORÇÕES PROVOCADAS POR ALTAS TAXAS DE INFLAÇÃO
As elevadas taxas e as que oscilam caracterizando a inflação são dificultadas por parte dos agentes econômicos, que provocam distorções na estrutura produtiva, ocasionando um equilíbrio abaixo do nível de pleno emprego. Devido a isto, os principais efeitos provocados por esse fenômeno são:
2.1 Efeito sobre o mercado de capitais
Em processo inflacionário intenso, a moeda deteriora-se rapidamente ocorrendo um desestímulo quanto à aplicação de recursos no mercado de capitais financeiro.
2.2 Efeito sobre o balanço de pagamentos
Se a taxa de inflação elevadaestá superior ao aumento de preços internacionais, o produto nacional encarece em relação ao produzido externamente. Efeito sobre as expectativas. 2.3 Formação das expectativas sobre o futuro
No setor empresarial é sentida, devido a instabilidade e imprevisibilidade de seus lucros. Enquanto a inflação durar o empresário fica esperando, e dificilmente tomará alguma iniciativa em relação a aumentar seus investimentos na expansão da capacidade produtiva.
4
3 CAUSAS CLÁSSICAS DE INFLAÇÃO
Sabe-se que a inflação é muito ruim para a economia de um país. Os trabalhadores mais pobres quem normalmente perdem mais, pois não conseguem investir o dinheiro em aplicações que lhe garantam a correção