MENTALIDADE CIENTIFICA
Na idade moderna que ocorreu entre 1453 até 1789dc surge os primeiros indícios da mentalidade cientifica. Nesta época, foram implementadas ideias como o mecanicismo, onde tudo era visto como uma maquina inclusive o ser humano. Ocorreu também a revolução comercial, com as navegações marítimas trazendo especiarias de diversos lugares para a Europa. Os governantes eram absolutistas, e surgiram as filosofias racionais, como o renascimento e o iluminismo. Já na idade contemporânea, que vai de 1789 até hoje, aconteceu à dupla revolução, a revolução burguesa, em que os burgueses assumem o controle com o capitalismo e a revolução industrial que foi a transformação de métodos de produção artesanal para a produção por maquinas. Nesta época também surge os primeiros conceitos de ciência e com ela, a epistemologia, que é a ciência estudando a si própria. Este estudo na verdade eram ideias criadas por grandes pensadores, temos como principais, o positivismo criado por Auguste Comte, que trata sobre a humanidade religiosa, que levaria a revelação, a filosófica que era a reflexão e a cientifica que era a demonstração. Por volta de 1920 surgiu o neopositivismo, que foi criado por Rudolf Carnap, ele pregava a verdade cientifica provisória e o racionalismo crítico criado por K. Popper. Tudo que é ciência deve ser obrigatoriamente testável. Ele dizia também que a ciência avança pelos seus erros.
Várias outras ideologias surgiram, como o racionalismo aberto criado por G. Bachelaed em que separava o homem, em homem diurno (razão) e noturno (emoção), a epistemologia genética de Jean Peaget, que separava a vida em estágios definidos pela idade, e a arqueologia do saber de Michel Foucault que usava da pesquisa do passado para obter resultados.
Por ultimo a mentalidade cientifica em si. Existem os critérios da ciência, que são usados para comprovar ou desmentir uma ideia. Eles são a demonstrabilidade, a verificabilidade e a intersubjetividade.