acidentes por animais peçonhentos
Os animais peçonhentos são a resposta à pergunta sobre a toxicidade das moléculasnaturais, uma vez que, a peçonha produzida pelos animais é de origem biológica isto indicaque a resposta de Paracelsus onde todas as substâncias podem ser venenos ou remédios émais uma vez confirmada; e o fato da peçonha não matar o animal que a porta está nalocalização desta substância, que fica geralmente em glândulas separadas do restante docorpo. Neste trabalho iremos tentar explicar com base na toxicologia os constituintes das peçonhas dos animais mais comumente encontrados na nossa região, bem como no Brasil,que são os escorpiões, as cobras e as aranhas; bem como delimitar algumas espécies quesão peçonhentas, pois nem todas as cobras por exemplo têm veneno e assim construiremos um pouco mais de entendimento sobre estes animais.
ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS
PRIMEIROS SOCORROS: ▲ Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão;
▲ Hidrate a vítima com goles de água ▲ Eleve o local afetado
▲ Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo
▲ Não corte ou fure o local da picada ▲ Não faça torniquete
Em caso de acidente:
O recomendável é procurar atendimento médico imediatamente. Quanto mais rápido, menores são as chances de complicações (infecções, apodrecimento da pele no local picado e outras).
TIPOS DE ACIDENTES:
Acidentes por cobra
Acidente botrópico (causado por serpentes do grupo das jararacas): dor e inchaço no local da picada, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orificios da picada; sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode evoluir com complicações como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.
Acidente laquético (causado por surucucu): quadro semelhante ao acidente botrópico, acompanhado de vômitos, diarréia e queda da pressão arterial.
Acidente crotálico (causado por cascavel): no local sensação de formigamento, sem