Espirradeira planta venenosa
COMIGO-NINGUÉM-PODE Nome científico: Dieffenbachia picta Schott Família: Araceae
Campeã das intoxicações, está presente nos mais variados lugares. A ingestão e o contato podem causar sensação de queimação; inchaço de lábios, boca e língua; náuseas; vômitos, diarréia, dificuldade de engolir e asfixia.
BICO-DE-PAPAGAIO Nome científico: Euphorbia pulcherrima Willd Família: Euphorbiaceae
É a planta do Natal. Nesta época do ano é usada para a decoração nas casas e shoppings de todo o país. Sua seiva leitosa causa lesão na pele, mucosas e dificuldade de visão, além de inchaço nos lábios, boca e língua.
ESPIRRADEIRA Nome científico: Nerium oleander L. Família: Apocynaceae
Apesar de muito usada em projetos paisagísticos, é uma planta altamente tóxica, capaz de desencadear distúrbios cardíacos que podem levar a morte.
SAIA-BRANCA Nome científico: Datura suaveolens L. Família: Solanaceae
Planta alucinógena e muito disseminada no Brasil, podendo ser encontrada em terrenos baldios. Todas as suas partes são tóxicas e sua ingestão pode provocar taquicardia, estado de agitação, alucinação e nos casos mais graves, pode levar à morte.
COROA-DE-CRISTO Nome científico: Euphorbia milii L. Família: Euphorbiacea
Muito usada para cercas-vivas, sua seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas. Ao afastar crianças e animais, os espinhos funcionam como fator de proteção. Após o manuseio, o contato da mão com os olhos pode gerar perda parcial ou total da visão.