Comportamento organizacional
Belo Horizonte - 2012
SUMÁRIO
Introdução________________________________________________________ 1
Definição de Comportamento Organizacional – Capítulo 1 __________________ 3
Inovação para as organizações Pesquisa – Capítulo 2 _______________________4
Trabalho em equipe – Capítulo 3 ______________________________________ 7
Percepção e Comunicação – Capítulo 4 _________________________________ 8
Conclusão________________________________________________________ 9
Referencias Bibliográficas ___________________________________________ 11
INTRODUÇÃO
“É essencial que as empresas incentivem os seus colaboradores a apresentarem seus pontos de vista e a buscar sintonia com as estratégias organizacionais, através do diálogo e da exposição de seus valores pessoais.” (Senge, 1990).
Uma determinada organização desempenhará seu papel com sucesso aliando a eficiência e a eficácia. Sendo que eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, recursos humanos, estratégias de desempenho, capital intelectual, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, material, mão-de-obra), ao passo que a eficácia é a sua capacidade fazer aquilo que é necessário, para se alcançar determinada meta, objetivo. Isto tendo conhecimento dos processos para se produzir aquilo que o mercado atual está exigindo. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma.
Para que se tenha um produto receptível ao mercado a eficiência e a eficácia têm de estar lado a lado. É necessário que o administrador conheça profundamente os melhores métodos de produção, as atuais condições de mercado, do que a população está precisando, onde estão os talentos, enfim, aquilo que é essencial para que se produza com eficiência e eficácia aquilo que a