Saúde coletiva
Higiene e Profilaxia Saúde
Para a Organização Mundial da Saúde – OMS, “a saúde é o completo bem-estar físico, psíquico, social e espiritual e não somente a ausência de doenças ou enfermidades”
A VIII Conferência Nacional de Saúde (1988) ampliou significativamente o conceito, incluindo nele não só as condições de vida (alimentação, habitação, trabalho...) mas, também, direitos ligados ao acesso universal e igualitário à ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde e exigências ligadas a uma política nacional de saúde
Saúde e doença não são fenômenos estáticos ou separados, mas um processo resultantes da combinação de inúmeros fatores que podem determinar, dependendo dos tipos de combinações, diferentes graus nas condições de saúde dos organismos. O processo saúde versus doença não deve ser entendido como uma questão puramente individual e sim como um problema coletivo A saúde é resultante de relação entre fatores diretos e indiretos: biológicos, mentais, sociais e aspectos do ambiente onde os indivíduos vivem tais como iluminação , ventilação, habitação, fadiga, alimentação, educação, analfabetismo, promiscuidade, alcoolismo, drogas, etc.
Saúde Pública- saúde do povo
É um campo de conhecimento e serviços que se preocupa com a promoção,a proteção e a recuperação da saúde do povo, a partir de um diagnóstico.Tem como objetivo realizar medidas de alcance coletivo.É uma atividade governamental,social, multidisciplinar e abrangente.
Saúde Pública é a ciência e arte de promover, proteger e recuperar a saúde, através de medidas de alcance coletivo e da motivação da população (OMS). Tendo como principal função educar .
Processo saúde/doença
Pode-se intervir nesse processo,por meio da prevenção.
Prevenção primária: A forma de atuação profissional está voltada para a promoção à saúde e a proteção específica. a)A proteção por meio do atendimento das necessidades de