Mercado financeiro brasileiro
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
ALUNOS: PATRICIA CARLA GOUVÊA BORGES
AVALIAÇÃO
1- Órgão regulador do Mercado Financeiro Brasileiro?
O Conselho Monetário Nacional (CMN), que foi instituído pela Lei 4.595,é o órgão responsável por expedir diretrizes gerais para o bom funcionamento do SFN.
2- Quais os órgãos q/ o compõe?
Integram o CMN o Ministro da Fazenda (Presidente), o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e o Presidente do Banco Central do Brasil.
Diretamente ligados ao CMN, estão o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Cabe ao Banco Central a gestão das políticas monetária e cambial e, à CVM, a regulamentação e controle do mercado de capitais (ações e mercadorias), composto pelas Bolsas de Valores, mercado de balcão e Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F).
3- Formas de negociação? Escambo - é uma forma de negociação feita através da simples troca de bens.
Negociação a vista.
Negociação a termo - Operações com prazos de liquidação pré-estabelecidos, em geral de 30, 60 e 90 dias.
Termo em pontos - Compra ou venda de uma certa quantidade de ações, a ser efetivada numa data acertada entre as partes, por um preço pré-estabelecido.
Negociação comum - aquela realizada em pregão, entre dois representantes de diferentes sociedades corretoras, a um preço ajustado entre ambos.
Negociação direta - realizada sob normas especiais por um mesmo representante de sociedade corretora para comitentes diversos. Os interessados nessa operação devem preencher o cartão de negociação ou digitar um comando específico - no caso de negociação eletrônica - indicando que estão atuando como comprador e vendedor ao mesmo tempo.
Negociação por leilão: Semelhante à negociação direta. Ao ocorrer a apregoação de compra e venda de grande quantidade, representante da Bolsa interfere colocando em leilão.
Negociação por oferta: Realizada entre dois operadores, sendo um deles representado pelo