Comportamento organizacional
Podemos definir Comportamento Organizacional sendo um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem com mais eficiência. Assim conseguindo explicar razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos.
O Comportamento Organizacional se preocupa também com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho destas organizações. Abrange o conhecimento em psicologia, sociologia e administração; como forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho enfocando os comportamentos relativos às funções: trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Devendo-se assim fortalecer as pessoas, e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só na vida das pessoas, mas nas organizações principalmente. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças.
A administração deve ter como objetivo analisar o ser humano trazendo alternativas como: motivação, salários justos, incentivos, ambiente limpo e agradável para que o funcionário consiga planejar o seu horário e o desenvolvimento do trabalho e produtividade e saber separar a sua vida pessoal.
O impacto dessas aglomerações de