Atps circúitos elétricos - anhanguera
Circuito Elétricos
Faculdade Anhanguera
Engenharia de Mecatrônica
5° semestre – Turma A
Resistores
São dispositivos fabricados que tem a finalidade se opor a passagem da corrente elétrica por meio de seu material. A essa oposição damos o nome de “Resistência Elétrica”, que possui como unidade o OHM (Ω). É amplamente usado dentro da eletrônica e eletricidade, nos mais diferentes circuitos. O chuveiro elétrico e o ferro elétrico são equipamentos que utilizam a resistência elétrica para transformar energia elétrica em energia térmica, ou calor. A lâmpada incandescente por sua vez, utiliza a resistência elétrica para produzir luz. Vemos a seguir a figura de um resistor que podemos encontra com facilidade no mercado.
Os resistores são divididos em duas categorias, fixos e variáveis:
Resistores fixos: O valor de sua resistência não pode ser alterado. São comumente especificados por três parâmetros: - o valor nominal de usa resistência elétrica - a tolerância ( a máxima variação em porcentagem do valor nominal) - a máxima potência elétrica dissipada Tomemos como exemplo um resistor de 100 Ω ± 5% - 0,33, isso significa que possui um valor nominal de 100 Ω, uma tolerância sobre esse valor de mai ou menos 5% e pode dissipar uma potência máxima de 0,33 watts.
Tipos de resistores fixos: Resistor de fio Consiste basicamente em um tubo cerâmico, que servirá de suporte para enrolarmos um determinado comprimento de fio, de liga especial para obter o valor de resistência desejado. Os terminais desse fio são conectados às braçadeiras presas ao tubo. Além desse, existem outros tipos construtivos esquematizados, conforme mostra a figura 1.1. Os resistores de fio são encontrados com valores de resistência de alguns Ohms até alguns Kilo-Ohms, e são aplicados onde são exigidos altos valores de potência, acima de
5W, tendo suas especificações impressas no próprio corpo.
figura 1.1
Resistor de Filme de