Comportamento organizacional
Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si passou a ser uma exigência essencial de qualquer administrador que almeje sucesso no mundo dos negócios e das organizações. Isto é, é preciso que a eficiência e eficácia andem lado a lado para orientar e promover a realização de um trabalho de qualidade e produtivo, que atinja o resultado esperado.
1. CAPITULO
1.1 Conceitos Karla Sampaio
“Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.” 1.2 Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, como se interagem com as outras pessoas do mesmo convívio profissional, e como as empresas se relacionam com esses colaboradores, estabelecendo estratégias visando obter maior desempenho e alcance de objetivos em comuns. Segundo Soto (2002, p. 27) o Comportamento Organizacional refere-se aos atos e as atitudes das pessoas nas organizações, o campo do comportamento organizacional, estuda esses atos e atitudes e compreende uma serie de teorias e modelos independentes.
Robbins (2005, p.67) define que comportamento organizacional é um campo que estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento, obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, afeta o desempenho dessas empresas. 1.3 Organizações mecânicas orgânicas e a teoria da contingência
Os estudos de Burns & Stalker, chegaram a conclusão que há dois tipos de organizações: mecânicas e orgânicas, ou seja, sistemas fechados e sistemas abertos.
Percebe-se que sistemas fechados são sistemas isolados de seu ambiente, ou seja, não apresentam intercâmbio