Reciclagem e moda: garrafas pet transformadas em camisetas
RECICLAGEM E MODA: GARRAFAS PET TRANSFORMADAS EM CAMISETAS.
Cidade e data
nome
RECICLAGEM E MODA: GARRAFAS PET TRANSFORMADAS EM CAMISETAS.
Projeto de conclusão de curso,
Apresentado como requisito parcial
Para a obtenção de aprovação na disciplina metodologia científica Orientado pelo professor
Cidade e data
JUSTIFICATIVA
As garrafas PET que costumamos jogar fora podem ter mais utilidade do que imaginamos. Entre os muitos produtos que são realizados tendo em sua matéria prima as garrafas plásticas, estão as camisetas.
Na cidade de Abaetetuba são descartadas anualmente para o aterro sanitário cerca de 300 mil garrafas pet, e são reaproveitados apenas 47% dessas garrafas, outros 53% são descartados na natureza, lembrando que o plástico das garrafas pet demora em média 450 anos para se decompor na natureza.
Apesar de 53% da produção ainda não ser reaproveitada, vale também lembram que a própria reciclagem não é a melhor opção, pois a mesma tem um custo muito alto para o ambiente.
Além do problema com o descarte das unidades na natureza, especialistas chamam a atenção para o fato de hoje não haver responsabilidade jurídica sobre a destinação do material por parte de quem fabrica ou consome PETs. Diferentemente do que acontece com latas de alumínio, que pela reciclagem voltam a ser latinhas, PET não pode ser transformado novamente em garrafa.
Desta forma, a proposta de estudo a ser desenvolvida pretende contribuir de maneira direta e/ou indireta, para o incentivo do