Como fazer fotogramas
INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS
PLANO DE ENSINO PARA ESTÁGIO DOCÊNCIA
Aluna: FLAVYA MUTRAN PEREIRA – flavyamutran@gmail.com - (51) 92844060
DISCIPLINA
Professor: MARISTELA SALVATORI
Denominação: LABORATÓRIO DE PROCESSOS GRÁFICOS
COMO FAZER FOTOGRAMAS
DEFINIÇÃO
Fox Talbot iniciou suas pesquisas fotográficas, tentando obter cópias por contato de silhuetas de folhas, plumas, rendas e outros objetos. O papel era mergulhado em nitrato e cloreto de prata e depois de seco, fazia seu contato com os objetos, obtendo-se uma silhueta escura. Finalmente o papel era fixado sem perfeição com amoníaco ou com uma solução concentrada de sal. Fotograma serve para denominar as fotografias obtidas sem o auxílio de câmeras, através da colocação de um objeto opaco ou translúcido diretamente sobre o material fotossensível.
Os primeiros ‘photogenic drawings’ obtidos por Fox Talbot em 1834, nada mais eram do que fotogramas, como também o eram os ‘schaadographs’, produzidos na década de 1910 pelo suíco Christian Schaad (18994-1982), e os ‘rayographs’, criados pelo norte-americano Man Ray (1890-1976) na década seguinte. Outro importante produtor de fotogramas foi o húngaro Lázsló Moholy-Nagy (1895-1946), que empregou o processo na década de 1930, sem, no entanto se preocupar em rebatizá-lo com seu nome.
Fotograma é também a unidade do filme fotográfico depois de processado, ou seja, uma única imagem do negativo. Isto significa que um filme de 36 poses gera, portanto 36 fotogramas. Este termo não se aplica aos diapositivos, que são simplesmente denominados de cromos ou slides. Fotograma serve igualmente para denominar as fotografias obtidas sem o auxílio da câmera, através da colocação de um objeto opaco ou translúcido diretamente sobre o material fotossensível.
Hoje, a prática da fotografia sem máquina, e mesmo sem a necessidade de laboratório fotográfico convencional, é bem mais simples. Encontramos, produzidos em