Análise semiótica
Unidade Curricular: Introdução ao Estudo da Imagem. Fotografia e Vídeo Digitais
Magda Carolina Ornelas - 2036412
Ficha técnica:
Título: Le Fabuleux Destin de Amelie Poulain
Director: Jean-Pierre Jeunet
Roteiro: Jean-Pierre Jeunet, Guillaume Laurant
Produção: Jean-Marc Deschamps
Ano: 25 de Abril de 2001
País de origem: França
Língua original: francês
Formato: Cor ( Duboicolor ) - 2.35:1 - o Dolby Digital - 35 milímetros
Tendo em conta que no fotograma não é possível a visualização do quadro que Raymond Dufael comentava, decidi colocar aqui a imagem pois é um elemento fundamental para poder fundamentar o seu contexto e temática. Destaquei com uma elipse a mulher que o Sr. Dufael e Amelie comentavam, a mulher do copo de água.
(Le déjeuner des canotiers, 1880-1881, Pierre-Auguste Renoir)
Dialogo:
“Raymond Dufael - Depois de tantos anos o único personagem que ainda não consegui captar foi a rapariga com o copo de água. Ela está no centro e, no entanto, está fora.
Amelie Poulain - Talvez seja diferente dos outros.
Raymond Dufael - Em quê?
Amelie Poulain - Não sei.
Raymond Dufael - Quando era pequena, não devia brincar muito com outras crianças. Talvez nunca.”
A imagem a ser descrita, tendo em conta o seu contexto, temática e ação na qual esta inserida, inclui duas personagens, uma delas, principal, Amelie Poulain, que esta num ponto central da imagem e a personagem secundária, Raymond Dufael, no canto esquerdo.
Raymond é um pintor eremita que todos os anos repinta obcessivamente o mesmo quadro “Le déjeneur des canotiers” (Almoço numa festa náutica), isto porque tinha dificuldade em captar a expressão da mulher com o copo de água.
Pois mesmo situada no ponto central do quadro estava fora da ação, assim como Amelie Poulain está no fotograma. Assim sendo, há nesta ação uma comparação inconsciente, por parte dos personagens, entre Amelie Poulain e a rapariga do copo de água e