Analise da semiotica
Análise da semiótica:
Propaganda LG Optimus G - LG
RESUMO: A semiótica é fundamental para a comunicação. Através dela, pode-se estudar o processo de significação de palavras, linguagens, signos, códigos e imagens. A semiótica de Charles S. Peirce é a racionalização do próprio pensamento e divide-se em tríades, entre elas, primeiridade, secundidade e terceiridade e também ícone, índice e símbolo. A comunicação industrializada vivida nos dias de hoje faz com que a tecnologia trabalhe com a espetacularização e torne-se um investimento comercial e futurista.
PALAVRAS CHAVE: semiótica, comunicação, tecnologia.
PRODUTO: Celular LG Optimus - LG
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A semiótica de Charles S. Peirce é a racionalização do próprio pensamento e divide-se em tríades, entre elas, primeiridade, secundidade e terceiridade e também ícone, índice e símbolo.
Segundo Peirce (2000, p. 46), ‘’um signo é aquilo que, sob certo aspecto ou modo, representa algo para alguém. Dirigi-se a alguém, isto é, cria, na mente desta pessoa, um signo equivalente, ou talvez um signo mais desenvolvido.’’
O LG Optimus G é um smartphone Android que chegou no Brasil em abril. O aparelho é uma resposta direta da LG contra o Galaxy S3, da Samsung, com algumas vantagens a mais.
DESENVOLVIMENTO
Primeiridade: “algo que é aquilo que é sem referência a qualquer outra coisa dentro dele, ou fora dele, independentemente de toda força e de toda razão” (PEIRCE, 1999, p.24). Celular preto, com uma imagem de folha vermelha por dentro, grande.
Secundidade: Frase “pensar grande” ideia de tamanho do celular, por ser um celular grande.
Terceiridade: a letra G, no maíusculo junto da frase “pensar grande” dando uma ideia de que o celular é grande e tudo que tem nele eh melhor, e maior que os outros, a ideia da letra G se refere também ao símbolo que é a marca LG.
- Ícone, então, deve exprimir uma relação na qual o significante e o significado sejam passíveis de expressar uma