Analise semiótica
DESIGN GRÁFICO
ANALISE DE SEMIÓTICA DO LIVRO INFANTIL – BRANCA DE NEVE
Salvador
2014JÉSSICA COELHO
PRISCILA FARIASRODRIGO NEVES
ANALISE DE SEMIÓTICA DO LIVRO INFANTIL – BRANCA DE NEVE
Trabalho apresentado ao Curso de Design Gráfico, como requisito parcial para avaliação a matéria Teoria dos Signos do semestre de 2014.2, orientada pelo Prof.º Edvaldo Júnior, no Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE.
Salvador
2014
ANALISE DE SEMIÓTICA APLICANDO O MODELO DE CHARLES W. MORRIS
Imagem Analisada: Capa do livro Branca de Neve
Na dimensão sintática, apresenta-se uma capa de livro medindo 25x25cm, com destaque nas cores rosa, azul e lilás. No primeiro plano temos uma menina segurando uma maçã, flores, tipografia em caixa alta e cursiva no titulo, informações adicionais com tipografia bastão, sendo que uma delas contem uma maçã como plano de fundo e ao centro inferior da capa o logotipo da editora. Já no segundo plano, pode se perceber dois homens de baixa estatura, em um ambiente com um pássaro, árvores, arbustos.
Na dimensão semântica, livro publicado exclusivamente para o público infantil. Usa-se muito as cores rosa, azul e lilás para chamar a atenção do leitor. A utilização de muitos elementos naturais para passar a ideia de que a estória se passa na floresta.
Referente à dimensão pragmática, o livro infantil mostra a personagem principal da estória, Branca de Neve, em destaque e a maçã que é o elemento de grande importância no clímax do enredo, sendo perceptível a maçã com dois lados de cores diferentes, na qual um representa o lado envenenado (verde) e o outro saudável (vermelho) que sempre está voltado para a Branca de Neve. Além do livro ser didático, ele também auxilia no desenvolvimento cognitivo da criança por conter quebra-cabeças nas páginas.
ANALISE DE SEMIÓTICA APLICANDO O MODELO DE EVELYN GOLDSMITH
Imagem Analisada: Penúltima página do livro de Branca de Neve
Níveis Semióticos:
Na