Análise Semiótica
Marcelo Adriano Frigo
Manuella Kleemann
Análise Semiótica de Cartazes Institucionais
Moresco Transportes e Turismo
Cascavel / 2013
Faculdade Assis Gurgacz
Marcelo Adriano Frigo
Manuella Kleemann
Análise Semiótica de Cartazes Institucionais
Moresco Transportes e Turismo
Trabalho realizado na Disciplina de Semiótica como nota parcial para a aprovação no segundo bimestre do primeiro semestre de 2013.
Professor orientador: Fábio Zanella
Cascavel / 2013
Análise de dos cartazes publicitários – Moresco Transporte e Turismo
Figura - Cartaz institucional Moresco Transportes e Turismo
Esses dois cartazes são um material institucional criado em 2013 junto com a nova identidade visual da empresa. Através desse trabalho será explicando a composição do logotipo e slogan, e quais elementos foram utilizados para representar a empresa pra seu público alvo.
A análise é baseada na semiótica de Pierce (1839 - 1914). “A Semiótica de Pierce compõe uma ampla arquitetura filosófica concebida como ciência com caráter extremamente geral e abstrato. Ela é um dos membros da tríade das ciências normativas - ESTÉTICA – ÉTICA - LÓGICA OU SEMIÓTICA.” (SANTAELLA, 2002).
Logotipo e slogan
No logotipo podemos encontrar signos como símbolo e ícone.
Primeiramente, o logotipo como todo representa os conceitos da empresa, que são: Tradição, conforto e segurança, sendo assim, um símbolo. Dentro dele percebemos ícones (desenhos). O primeiro é o brasão ou escudo, representando tradição e segurança. O segundo é o volante, no centro, que simboliza o seguimento da empresa (transporte). O terceiro ícone é a curva, que simboliza uma estrada.
A tipologia utilizada no logotipo da empresa pode ser considerada como um índice, pois ela é uma fonte grotesca com traços curvos, indicando movimento da estrada.
As cores utilizadas são qualisigno, pois particularizam a marca. O Azul,