Comportamento organizacional
· Instrumentos para seleção Entrevistas, testes escritos e de desempenho são os exemplos mais comuns em que a empresa utiliza como forma de seleção. Todos são instrumentos com os quais é possível saber um pouco mais sobre o candidato, e que, definitivamente, podem declarar se o indivíduo possui ou não as habilidades e caracteríscas necessárias para preencher a vaga.
Entrevistas. Entre todos os métodos de seleção a entrevista continua, a muito tempo, sendo o meio mais frequente entre as empresas. Exitem dois tipos de entrevistas, as não-estruturadas, que são de pequena duração e compostas com perguntas aleatórias, e as estruturadas, que são planejadas antes de terem início, com o intuito de avaliar as habilidades interpessoais do candidado torna-se eficaz.
Testes Escritos. São mais comuns os testes que avaliam a inteligência, aptidão, integridade, interesse e habilidade do candidato. (Conforme o crescimento de problemas éticos dentro das empresas, os testes de integridade vem ganhando grande força afim de medir fatores como confiabilidade, responsabilidade e honestidade.)
Testes de Simulação de Desempenho. Os testes de simulação de desempenho mais comuns são de amostragem de trabalho e os centros de avaliação. Os testes de amostragem do trabalho simulam parcial ou totalmente a rotina do trabalho, cada amostra de trabalho é combinada então com um elemento de desempenho. Esses estes são realizados para contratar específicamente mão-de-obra especializada, como soldadores, eletricistas e operadores de máquinas. Outro teste muito popular é o realizado em centros de avaliação, que requer um preparo mais