Comportamento organizacional
Na figura analisada, fica claro que a falta de comunicação é uma falha grave na execução de um trabalho em equipe, exatamente o que houve entre esse grupo de trabalhadores.
O líder não fez um planejamento estratégico e não soube posicionar seus colaboradores na execução da tarefa, onde todos deveriam estar engajados e focados num objetivo em comum.
A falta de comunicação entre o grupo implicou num erro operacional e comprometeu o trabalho já realizado, isto gerou um conflito interno a procura de um culpado para o serviço mal executado, dividiu o grupo de trabalhadores que depois do ocorrido deixou de ser uma equipe. Dentro deste contexto, notamos a falta de motivação, por parte dos trabalhadores, no ambiente de trabalho.
Então, devemos entender o comportamento das pessoas, até mesmo para desenvolver a capacidade de prever, modificar, e tentar controlar o comportamento futuro e no dia-a-dia de trabalho.
Destacamos a necessidade de preservar o trabalho em equipe e que, cabe ao líder distribuir competências nas funções corretas para que o trabalho seja feito com qualidade, visando a satisfação do cliente e tendo uma melhor produtividade.
No caso dos trilhos, houve um prejuízo e, provavelmente, quem arcará com ele será a prestadora de serviços. A comunicação cortada comprometeu o trabalho e vai gerar um retrabalho, causando prejuízo.
Além disso, podemos considerar que o serviço foi mal executado porque houve uma mudança e o líder não estava envolvido com o processo, não desempenhando seu papel de forma adequada.
O líder não teve percepção – é através dela que as pessoas processam as informações que afetam seus sentimentos e ações e os de outras pessoas, com isto elas escolhem organizam e reagem às informações do mundo que as rodeia. Na opinião da equipe – os trabalhadores não faziam parte de uma equipe e sim um grupo,