Comportamento organizacional
Andre Alves Souto, RA.
Alexsandra Fraga de Oliveira. RA.
Dalila dos Santos Cardoso, RA.
Elaine Mendes da Silva, RA 4447882555.
Marcia Regina, RA.
ATPS – Etapas 1, 2 e 3
Comportamento Organizacional
São Paulo
2012
Capítulo 1 - Comportamento Organizacional
Conceito de Comportamento Organizacional - CO
Podemos descrever comportamento organizacional como uma cultura que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhorar o convívio dentro das empresas. O comportamento organizacional é importante por que se baseiam nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gastos, com foco no estudo do comportamento humano e com ênfase em ações e atitudes de cada individuo para atingir a cidadania organizacional.
O estudo do comportamento organizacional explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos, prevê eventos futuros e através de ações específicas estabelece resultado. Abrange conhecimento em psicologia, sociologia e administra com foco quatro tipo de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, Rotatividade e Cidadania Organizacional.
O temperamento das pessoas pode afetar a imagem da organização, para isso o comportamento organizacional é aplicado para ensinar as pessoas a separar vida pessoal da profissional, além disso, ter cautela com palavras e ações é excepcional e ter equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para a satisfação de ambas as partes.
Comparações entre definições de Comportamento Organizacional – CO
Comportamento organizacional é um estudo dinâmico das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Considerada por ser um sistema cooperativo racional, que a organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo jamais obtido individualmente.
Livro: Introdução à Teoria Geral da Administração
Autor: Idalberto Chiavenato
Pág.: 280
O