Dificuldade de aprendizagem nas séries iniciais
Neylane Vieira de Abreu
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E NA ESCRITA DE CRIANÇAS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ECOLAS PÚBLICAS.
Apresentado à Universidade Paulista, campus Brasília, para qualificação.
BRASÍLIA
Abril de 2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
1.1. Justificativa 3
1.2. Problema 3
1.3. Objetivos 3
1.3.1. Objetivo Geral 3
1.3.2. Objetivos Específicos 3
2. REVISÃO DA LITERATURA 3
2.1. Título 1 3
2.2. Título 2 3
2.3. Título 3 4
2.4. Título 2 4
2.1.1. Seção 1 4
2.1.2. Seção 2 4
3. METODOLOGIA 4
3.1. Tipo de pesquisa 4
3.2. População e amostra 4
3.3. Coleta de dados 4
3.4. Análise de dados 4
4. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 5
5. referências 5
1. INTRODUÇÃO
1 JUSTIFICATIVA
A dificuldade de aprendizagem é uma desordem mental na qual a criança tem uma dificuldade em adquirir conhecimentos, sendo que, a criança não nasce com a dificuldade de aprendizagem, ela cresce aprendendo a não ter o prazer em aprender, por falta de prática, de acompanhamento pedagógico e/ou de acompanhamento familiar.
A criança com problemas de aprendizagem tem padrões pouco usuais em perceber as coisas no ambiente externo. No entanto, têm em comum algum tipo de fracasso na escola ou em sua comunidade. Tornando-se difícil de receber e processar informações para o cérebro, retardando a aprendizagem eficaz, ao contrário de outras crianças da mesma faixa etária.
O que tem mais preocupado os profissionais ligados ao ensino, é o índice de evasão e reprovação escolar que tem sido registrado muito em escolas públicas e o grande aumento de pais que procuram psicólogos e médicos para tratarem de dificuldade de aprendizagem. O fracasso escolar tem sido uns dos motivos de estudos e pesquisas em diversas possibilidades da sociedade, da escola, do aluno, da família, gerando vasto material para reflexão e