AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ARACAJU
RESUMO
Desde que surgiu o ensino até hoje, sabe-se que grande parte dos alunos apresenta dificuldades na aprendizagem e estas começam desde a pré-escola e se arrastam pelas series iniciais. É na primeira infância que se assentam as bases para o desenvolvimento da inteligência da criança. Estas dificuldades podem estar relacionadas a uma série de fatores. Um deles é o método de ensino utilizado pela escola ou pelo professor, outro fator é a falta de motivação dos alunos em sala de aula por parte dos professores. Esse tema foi escolhido foi escolhido em função da sua grandiosidade e da contribuição significativa que pode se trazer com ele para as escolas.
É importante conhecermos as dificuldades da aprendizagem apresentadas pelos alunos nas séries iniciais, para quando for fazer parte do quadro docente de uma escola saber identificar e sanar as mesmas.
Bem como, este tema é importante, para que as autoridades escolares possam rever seus métodos de aprendizagem utilizados em sala de aula e com isso proporcionar à seus alunos uma aprendizagem mais prazerosa e eficaz.
INTRODUÇÃO Para Guerra (2001) crianças com dificuldades de aprendizagem não são deficientes, não são incapazes apenas demonstram dificuldades para aprender. Incapacidades de aprendizagem não devem ser confundidas com dificuldades de aprendizagem. Mussem (1997) define aprendizagem como mudança de comportamento ou desempenho em resultado de experiência. A aprendizagem ocorrerá de maneira mais satisfatória se houver motivação (necessidade ou desejo de aprendê-la) e um reforço (recompensa). Alguns processos de aprendizagem podem ocorrer sem motivação e reforço, ou seja, por meio de identificação com o outro, exemplificando quando uma criança se identifica com os pais, adquire muitas características, pensamentos e sentimentos deles, seguindo consequentemente o padrão de comportamento da família.
Para