Comportamento organizacional
VALORES, ATITUDES E SATISFAÇÃO COM O TRABALHO
VALORES
Convicções básicas de que um modo específico de conduta é individual ou socialmente preferível a um modo oposto.
Os valores possuem atributos tanto de conteúdo como de intensidade.
O atributo de conteúdo determina que um modo de conduta ou de valores finais é importante. O atributo de intensidade especifica o quanto ele é importante.
Quando classificamos os valores de uma pessoa de acordo com sua intensidade, temos o Sistema de Valores dela.
Os valores costumam ser relativamente estáveis e duradouros, e uma parcela significativa de nossos valores é assumida durante a infância – a partir de nossos pais, professores, amigos ou outras pessoas.
O processo de questionamento de nossos valores pode levar a uma mudança. Podemos chegar à conclusão de que nossas convicções básicas não são mais aceitáveis. Normalmente, o questionamento serve apenas para reforçar os valores que já temos.
A IMPORTÂNCIA DOS VALORES
Os valores são importantes no estudo do comportamento organizacional porque estabelecem a base para a compreensão das atitudes e da motivação, além de influenciarem nossas percepções.
“...As pessoas entram para as organizações com noções preconcebidas das coisas que “precisam” ou que “não podem” ser feitas. Evidentemente, essas noções não são desprovidas de valores. Pelo contrário, elas contém interpretações do que é certo e errado. Além disso, trazem implícita a idéia de que certos comportamentos ou resultados são preferíveis a outros...” (ROBBINS, Stephen)
Os valores geralmente influenciam as atitudes e comportamentos. Ex.: Indivíduo que tem a convicção de que a remuneração com base no desempenho é uma coisa correta. Ao ingressar numa organização percebe que esta remunera mais pelo tempo de casa do que pelo desempenho do trabalhador. Qual seria a reação desse indivíduo? Provavelmente ficaria desapontado, podendo, inclusive, levar à insatisfação