Administração de mercado exterior
Edelvino Razzolini Filho*
Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre empreendedorismo e gestão de pequenos negócios, de forma que fique estabelecido o marco inicial para quem desejar entender o fenômeno do empreendedorismo.
* Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Marketing. Administrador de Empresas. Atualmente é professor e coordenador do curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Foi supervisor de vendas e gerente de vendas de diversas empresas distribuidoras de materiais e equipamentos médicohospitalares na região Sul do Brasil. Gerente de produtos de indústria farmacêutica com atuação em todo o território nacional. Foi sócio-diretor da empresa K. R. Consultoria e Assessoria Empresarial Ltda., atuando com treinamento e consultorias na área de logística. Também foi diretor-presidente da UNIEDUC Cooperativa dos Educadores e Consultores de Curitiba. Autor de diversos livros e artigos publicados em revistas e eventos científicos nacionais e internacionais.
Introdução
Antes de qualquer outra coisa, vale a pena indagar sobre as razões que levam um indivíduo a abrir uma empresa. Poderíamos nos perguntar se é pelo lucro. Com certeza, qualquer um que inicie um empreendimento vai desejar obter lucro com ele. Porém, essa não é a única, muito menos a principal motivação para um empreendedor. É sobre isso que vamos discorrer neste capítulo: quais as razões que levam alguém a empreender. Para entendermos essas questões, apresentaremos os principais motivos, identificados na literatura e em pesquisas sobre empreendedorismo, que levam alguém a empreender, posteriormente apresentaremos a forma como o empreendedorismo evoluiu historicamente e, por fim, comentaremos alguns aspectos do empreendedorismo no Brasil.
Motivos para abertura de uma empresa
Importante esclarecer que ninguém nasce