Administração de mercado exterior
Titulo:
TCD – Núcleo da Economia
Tema:
O Momento Atual do Cenário Comercial Mundial com a Participação da China
Objetivo:
Venho mostrar através deste trabalho de uma forma sucinta a expressão dragão chinês onde como nunca soou tão verdadeira como nos últimos anos. A curva de ascendência da China no cenário econômico mundial produziu mais um feito o país se tornou a segunda maior economia do mundo, empurrando para o terceiro lugar o vizinho Japão, que ocupava o posto desde 1968. A mudança se traduz nos dados do desempenho econômico dos dois países. Autoridades japonesas informaram que a nação nipônica cresceu 3,9% em 2010, fechando o ano com um PIB de US$ 5, 474 trilhões. Já a China, no mesmo período, viu suas riquezas aumentarem 10,3%, resultando em um PIB de US$ 5, 878 trilhões. Agora, na frente dos chineses, só os Estados Unidos.
Justificativa:
Chamada, no passado, de “gigante adormecido”, a China está acordando. Seu rápido crescimento econômico está criando turbulências econômicas e afetando as indústrias do mundo todo. Há pelo menos 20 anos que analistas econômicos vasculham os números chineses atrás de explicações para a assombrosa elevação do país ao grupo dos mais ricos do mundo. Uma das mais óbvias é a imensa população de 1,3 bilhões de pessoas. É gente que precisa de casa, de estradas, de alimentos, de roupas, de estudo, enfim, uma gama de infra-instrutora e de serviços que permeia a estrutura de desenvolvimento de qualquer país.
Introdução:
No caso da China, a necessidade é maior ainda: por décadas a volumosa população viveu na pobreza, sem acesso a bens e serviços, situação que tem mudado radicalmente. Metrópoles como Xangai e Pequim exibem metrôs vistosos, comparáveis aos de cidades como Paris e Londres. Rodovias, hospitais e prédios públicos são construídos aceleradamente para dar conta das necessidades locais. No varejo, grandes redes ocidentais e butiques de luxo têm