Apostila Camila Gallo 1 1
IMPORTÂNCIA DAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES
Exportar é o ato de remeter a outro país mercadorias produzidas em seu próprio país ou em terceiros países, que sejam de interesse do país importador, e que proporcionem a ambos os envolvidos vantagens na sua comercialização ou troca. É, portanto, a saída de mercadorias para o exterior.
A importância da exportação está na diversificação de mercados, deixando de atuar apenas no mercado interno e passando a atuar nos mercados estrangeiros, aumentando seu leque de compradores, e, em conseqüência, reduzindo seus riscos de crise de mercado, como redução de preços, do consumo e mudança de hábitos. Diversificação de mercado não significa apenas diminuir seus riscos e ter mais países compradores, mas um aumento na quantidade de empresas compradoras, com conseqüente aumento na quantidade vendida e na produção realizada, tendo como efeito o crescimento de emprego e aumento da competitividade.
Outros efeitos da exportação são o aprimoramento dos recursos humanos e tecnológicos, o reconhecimento da marca e da empresa, o aumento da rentabilidade, enfim, vários fatores que implicam um aumento da competitividade da empresa e do país, podendo colocá-los em destaque no mercado internacional. Importar é o ato inverso, ou seja, adquirir em outro país, ou trocar com este, mercadorias de seu interesse, que sejam úteis à sua população e seu desenvolvimento, isto é, a entrada de bens produzidos no exterior. A importância da importação está na diversificação de mercados, deixando de atuar apenas no mercado interno nas suas compras, aumentando seu leque de fornecedores e reduzindo riscos de crise de mercado, como aumento de preços. Diversificação de mercados nesse caso significa não apenas diluir seus riscos e ter mais fornecedores, mas um aumento na quantidade de produtos oferecidos, inclusive com maior variedade, eliminando possível escassez de produtos no mercado interno. Outro resultado positivo é a questão dos preços, pois com mais