Engenheiro
Eutrofização é um processo natural de sucessão ecológica no qual um ecossistema lacustre se transforma gradualmente em um sistema terrestre à medida que o lago interage com o ambiente que o circunda.
Podemos então, com base nessa definição, classificar os lagos levando em conta se passaram ou não por esse processo. Ecossistemas aquáticos que sofreram eutrofização são denominados eutróficos e apresentam as seguintes características: altos índices de nutrientes, pouca penetração de luz, águas rasas, alto crescimento de algas, baixa biodiversidade e baixa concentração de oxigênio dissolvido. Já os meios que ainda não passaram por esse processo são nomeados oligotróficos e apresentam basicamente características opostas às de sistemas eutróficos, tais como: alta concentração de oxigênio dissolvido, alta biodiversidade, águas profundas, baixo crescimento de algas, boa penetração de luz e baixos níveis de nutrientes.
O melhor indício de que a eutrofização está acontecendo em um ecossistema é o aumento da produtividade biológica desse meio, sendo observado um aumento significativo na população de algas e outros vegetais devido ao excesso de nutrientes disponíveis. Quando é um processo natural, a eutrofização é um processo bastante demorado. No entanto, a ação humana tem acelerado muito esse processo em regiões lacustres que sofrem com a proximidade de áreas de ocupação urbana e recebem despejos.
Como evitar a eutrofização? * Redução da quantidade de nutrientes disponíveis na água através do tratamento do esgoto doméstico e de despejos industriais. Dessa forma, a proliferação de algas ocorreria a uma taxa menor, o que diminuiria bastante a velocidade do processo. * Redução do uso de fertilizantes na agricultura. Esses, compostos basicamente por nutrientes, podem facilmente ir parar em ecossistemas aquáticos e enriquecer a água de forma a acelerar a eutrofização. * Recomposição de matas ciliares. A vegetação existente nas margens de