Comportamento organizacional
Mesmo sendo profissionais diferentes, o administrador é constantemente confundido com o empreendedor e vice-versa, por isso o motivo deste artigo, para tentar solucionar de vez essa "confusão". Após realizada uma pesquisa, conclui que:
Segundo Stewart (apud DORNELAS, 2001), o administrador é semelhante ao empreendedor, pois ambos compartilham de três características principais: demandas, restrições e alternativas. Mas Dornelas (2001) tem uma visão diferente, ao afirmar que "todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, no entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor."
Henry Fayol (1841-1925) foi o criador/divulgador dos quatros princípios da arte de administrar, sendo eles: planejar, organizar, comandar e controlar.
Sendo assim, podemos dizer que o administrador é orientado para o planejamento e controle, é mais centrado em como melhorar os processos, as análises e a qualidade da empresa.
Já o empreendedor é visionário, diferenciado, apaixonado pelo que faz, possuindo uma motivação singular, não quer ser mais um na multidão, ao contrário, quer ser reconhecido e admirado. É por meio de uma idéia que o empreendedor inova.
administrador X empreendedor
O administrador se enquadra no mundo corporativo. Ele está mais relacionado aos processos gerenciais, à solução de conflitos e de circunstâncias desfavoráveis para a empresa. Enquanto que, o empreendedor nem sempre se faz presente nas corporações. Ele é uma pessoa que tem coragem para ousar. Talvez abrir um novo empreendimento, fazer algo ou criar uma ideia nunca vistos antes. Então, todo administrador precisa ser empreendedor, mas por outro lado nem todo empreendedor é