Arte moderna
No
Brasil
A arte no Brasil sofreu muita influência das manifestações artísticas européias devido à colonização. Mas desde antes da chegada dos europeus em nossas terras, os indígenas nativos daqui já cultivavam uma cultura artística. A arte começou desde nossos antepassados, entretanto com o passar do tempo tudo foi se evoluindo e conseqüentemente se aprimorando. A arte de antigamente é conhecida como pinturas rupestres. No Brasil vemos nas artes antigas imagens relacionadas aos nossos índios, chegado dos portugueses entre outras que temos como referência de nosso passado. A Academia Imperial de Belas Artes foi consolidada no Rio de Janeiro e foi a primeira do nosso país.
Primeiramente temos a arte rupestre, logo em seguida a arte indígena. Os principais pintores brasileiros foram: Abelardo da Hora, Adriana Varejão, Alair Gomes, Aldemir Martins, Aleijadinho, Alex Flemming, Alexandre Paiva, Alexandre Rapoport, Cândido Portinari, Carlito Carvalhosa, Carlos Breseghello, Carlos Fajardo, Carlos Gomes Lacerda, Carlos Vergara, Carlos Wladimirsky, Carmela Gross, Cassio Vasconcellos, Daniel Acosta, Daniel Escobar, Daniel Senise, Debret, Di Cavalcanti, Diana Domingues, Didonet Thomaz, Eduardo Camões, Franz Krajcberg, Franz Weissman, Karin Lambrecht entre outros.
Semana da Arte Moderna 1922
A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcante.
Arte Moderna
Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido.
No Brasil, o descontentamento com o estilo anterior foi bem mais