COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE
Histocompatibilidade: Antígenos nos tecidos ou células que determinam sua rejeição quando transplantado entre dois indivíduos geneticamente diferentes.
MHC antigens: antígenos de histocompatibilidade que causam significativa resposta imune sendo extremamente importantes na rejeição de transplantes
MHC- complexo = Grupo de genes em um cromossomo que codificam antígenos de histocompatibilidade
HLA ( human leukocyte antigens ) : antígenos MHC do homem ( detectados nos leucócitos )
Antígenos H2 – antígenos MHC em camundongos
TIPOS DE TRANSPLANTES
Xenoenxerto = enxerto entre membros de espécies diferentes, também conhecido como enxerto heterologo ou xenogeneico.
Aloenxerto: enxerto entre dois membros de uma mesma espécie.
Isoenxerto: enxerto entre membros de uma mesma espécie com idêntico padrão genético ( ex. gêmeos idênticos )
Haplotipo: um grupo de genes de um mesmo cromossomo. TRANSPLANTES
O individuo imunocompetente reconhece os antígenos estranhos nos tecidos transplantados (ou células) e montam uma resposta imune que resulta na rejeição. Por outro lado, se um individuo imunodeprimido for transplantado com tecido linfóide de individuo imunocompetente, as células T imunoreativas do enxerto podem reconhecer como estranhas e destruir as células do hospedeiro.
Figura 2. Leis dos transplantes.
A sobrevivência de um enxerto segue a ordem xeno<alo< iso = auto-enxerto. O tempo de rejeição também depende da disparidade genética entre o doador e receptor. Os antígenos MHC contribuem muito para a rejeição, no entanto existem os antígenos de histocompatibilidade minor ( major = principal; minor = secundário, menor ). Há ainda a memória imunológica para os enxertos. Isto quer dizer, que uma vez rejeitado um enxerto, o receptor terá memória irá rejeitá-lo mais rapidamente, em um segundo transplante.
ENXERTO versus HOSPEDEIRO
Como já foi mencionado acima, células