complexo de histocompatibilidade
DISCIPLINA: IMUNOLOGIA
MHC – COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE
1º BIMESTRE
PONTA GROSSA/2014
MHC – COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE
1º BIMESTRE
PONTA GROSSA/2014
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado nas paginas a seguir irá falar um pouco sobre o MHC, que significa complexo principal de histocompatibilidade. E está diretamente ligado a nossa imunidade, transplante, etc. Como tudo evolui, com as moléculas de MHC não foi diferente, provavelmente elas evoluíram para nos proteger de infecções virais. A resposta imune a um dado antígeno pode ser medida pela produção de Ig e de células Ta ou Tc. Nas páginas a seguir será esclarecido dúvidas e exposto sobre o tema.
O que é MHC?
Todos os tipos de seres vivos são portadores de um conjunto de genes chamado MHC, tais produtos são de extrema importância para o reconhecimento intercelular e a discriminação do que é próprio e não-próprio. Na espécie humana, o MHC está localizado no braço curto do cromossomo 6, sendo denominado sistema HLA (human leukocyte antigens). Um anticorpo pode reconhecer um antígeno na sua forma livre, as células T só o reconhecem quando associado a moléculas MHC: MHC influencia o repertório de resposta celular T auxiliar e T citotóxico.
Localização e função do MHC
Próprio e não-próprio: Tecido transplantado histocompatível ou rejeitado se é estranho. Complexo HLA (antígeno leucocitário humano) :MHC localizado no homem, no cromossoma 6 e nos ratos no cromossoma 17.
Haplótipos e Polimorfismo :Uma quantidade de alelos presentes numa dada região genética (haplótipo). Presença de múltiplos alelos num "locus" genético dentro da espécie- diversidade MHC (polimorfismo).
Antígenos T-Dependentes e T-Independentes
São denominados antígenos T-dependentes, os compostos por proteínas ou polipeptídeos,