MHC - Complexo Principal de Histocompatibilidade
O sistema imunológico humano é composto por diversas células responsáveis por combater elementos estranhos ao nosso organismo (antígenos) e que possam, porventura, nos causar algum malefício. Estas células são recobertas por moléculas capazes de reconhecer estes antígenos e iniciar uma resposta imunológica. Estas moléculas são glicoproteínas presentes na superfície da membrana celular e são denominadas de antígenos do Complexo Principal de Histocompatibilidade e também conhecidos como antígeno leucocitário humano ou sistema HLA.
– Características e funções.
O complexo de histocompatibilidade (MHC/CPH) é uma região de genes que codifica moléculas importantes para as funções imunológicas. É responsável por apresentar antígenos associados à células para serem reconhecidos pelos linfócitos T. O MHC é o gene mais polimórfico descrito no organismo, isso garante uma grande variabilidade para reconhecer diversos antígenos.
– Divisão em classes (loci do HLA no genoma humano)
Nos seres humanos, o MHC ou antígenos leucocitários humano (HLA) é a sequência de genes estudada e dividida em classes. O sistema HLA é geneticamente determinado por genes que se localizam no braço curto do cromossoma 6. Os antígenos HLA podem ser divididos em duas classes: HLA classe I e II, sendo diferenciados de acordo com sua distribuição nos tecidos e suas funções. As principais proteínas de classe I do HLA são chamadas A, B e C e as principais proteínas do HLA classe II são chamadas DR, DP e DQ.
CLASSE I: é encontrada em todas as células nucleadas e tem como função a apresentação de antígenos intracelulares aos linfócitos T citotóxicos (CD8+).
CLASSE II: é encontrada nas células apresentadoras de antígenos (APC’s), como células dendríticas, macrófagos e linfócitos B. Sua função é a apresentação de antígenos extracelulares aos linfócitos T auxiliares (CD4+).
CLASSE III: normalmente é a secretada e não é expressa na superfície da célula. Inclui alguns componentes do sistema