Complexo de histocompatibilidade
Este trabalho abordará os seguintes assuntos: Principal Complexo de Histocompatibilidade com suas classificações e Hipersensibilidades com seus tipos.
O Complexo de Histocompatibilidade é a região de genes altamente polimórficos, cujos produtos são expressos na superfície de várias células. Esses genes se distinguem em duas classes principais: MHCI e MHCII. E a hipersensibilidade se refere a uma alteração exagerada no organismo em uma resposta do sistema imune. Dividem-se em: tipo I, II, III e IV.
1.0 Principal Complexo de Histocompatibilidade (CPH)
1.1 Definição
É o conjunto de genes mais polimórficos já conhecidos, codificando proteínas expressas nas superfícies de vários tipos celulares, é também conhecido como sistema HLA (antígenos leucocitários humanos). Distinguem-se duas classes:
MHC classe I
1- Produção de proteínas citosólicas: podem ser produtos de vírus, ou micro-organismos intracelulares que invadem a célula.
2- Degradação proteolítica: ocorre no protoplasma (complexo enzimático),ubiquitinação( ligação de ubiquitinas a proteína para guiá-la ao protoplasma.
3- Transporte para o Retículo Endoplasmático: No RE são sintetizadas as MHC I portanto os peptídeos (Ag) devem ir ao encontro deles.
4- Associação do MHC ao Ag
5- Expressão: o complexo peptídeo-MHC classe I são revestidos por vesícula exocítica no complexo de Golgi e são transportados à superfície da célula.
MHC classe II
1- Interiorização: Antígenos protéicos são capturados por células apresentadoras.
2- Processamento: Ocorre nos lisossomos e endossomos (enzimas que degradam proteínas)
3- Biossíntese no RE de MHC II
4- MHC classe II são ligadas a proteína invariante (Ii) que impede a ligação dos peptídeos presentes no RE: a proteína Ii direciona as MHC II para endossomos e lisossomos que contém Ag processado.
5- Associa peptídeo MHC- classe II
6- Expressãao do complexo peptídeo_MHC II na superfície celular das