geografia
Nos dias de hoje a tecnologia avança a cada piscar de olhos. Quanto maior o densenvolvimento, mais as pessoas desejam utilizar todos os seus recursos e vantagens. Já até existe um ditado que diz que nada mais é inventado, e sim melhorado. Milhares pesquisas de estudiosos do planeta estão em pleno desenvolvimento para demonstrar que isso não faz sentido. Grandes estudiosos de tecnologia utilizam sim tecnologias novas para o desenvolvimento de outra, todavia, segundo eles, o desenvolvimento de grandes tecnologias leva a descoberta de diversas outras.A tecnologia está ficando cada vez melhor e ocupando menos espaço para tal, o que facilita bastante a sua combinação com pequenos aparelhos ou dispositivos e a larga difusão dos mesmos no mercado.
o sensoriamento remoto
O sensoriamento remoto é uma tecnologia de obtenção de imagens e dados da superfície terrestre através da captação e registro da energia refletida/emitida pela superfície sem que haja contato físico entre o sensor e a superfície estudada (por isso é chamado de remoto).
Por não haver contato físico mas a forma de transmissão dos dados (do objeto para o sensor) só pode ser realizada pela Radiação Eletromagnética, por ser esta a única forma de energia capaz de se propagar pelo vácuo. Considerando a Radiação Eletromagnética como uma forma de energia, o Sensoriamento Remoto pode ser definido com maior rigor como uma medida de trocas de energia que resulta da interação entre a energia contida na Radiação Eletromagnética de determinado comprimento de onda e a contida nos átomos e moléculas do objeto de estudo.
Outros autores preferem restringir o conceito à área de aplicação de monitoramento da superfície terrestre.
Quando o sistema sensor transforma a REM recebida em uma imagem o denominamos sistemas imageadores, caso contrário estes são denominados não-imageadores. Com relação a fonte de REM classificamos os sensores em ativos, que possuem