Complexo de histocompatibilidade
Cada espécie de vertebrado possui um MHC originalmente identificado pela sua capacidade de provocar uma rejeição muito vigorosa de transplantes.
Cada uma contém três classes de genes. A Classe I codficada polipeptídios transmembrana. Os produtos da classe II são heterodímeros transmembrana. Os produtos da classe III são heterogêneos, mas incluem componentes do complemento ligados à formação de C3 convertases, proteínas do choque térmico e fatores de necrose tumoral.
Os genes exibem notável polimorfismo. Um determinado grupo de genes MHC é designado como ‘’haplótipo’’ e é habitualmente herdado em bloco como traço mendiliano simples, embora seus genes constituintes tenham sido revelados por eventos de recombinação de cross-over
As moléculas da classe I clássica são encontradas em praticamente todas as células no corpo e fornecem sinais às células T citotóxicas.
As moléculas da classe II estão particularmente associadas às células B, células dendríticas e macrófagos, mas podem ser induzidas nas células endoteliais capilares e células epiteliais pelo y-interferon. Sinalizam células T auxiliares para células B e macrófagos.
Os dois domínios distais à membrana celular formam um sulco de ligação peptídica delimitada por duas alfa-hélices paralelas apoiadas a um assoalho de fitas de beta-lâminas; as paredes e o assoalho da cavidade e a superfície superior das hélices constituem os sítios de substituições polimórficas máximas de aminoácidos.
Os genes da classe I silenciosos podem aumentar o polimorfismo através de mecanismos de conversão gênica.
As moléculas MHC não-clássicas e as moléculas semelhantes ao MHC desempenham certo numero de funções e incluem CD1, que apresenta antígenos lipídicos e glicolipídicos às células T, e HLA-E, que apresenta peptídios de seqüência de sinais de moléculas da classe I clássicas para o receptor CD94/NKG2 das