Introdução à imunologia
O sistema imune é composto por substâncias solúveis, bem como por macrófagos, neutrófilos e linfócitos, tipos de leucócitos. Dentre as substâncias solúveis estão os anticorpos, citocinas e proteínas do complemento. O complexo de histocompatibilidade principal é base do reconhecimento do organismo do que é próprio ou não.
O sistema linfático filtra e destrói organismos nocivos ao individuo e auxilia no retorno de água e outras substancias à circulação sanguínea. Os linfonodos são unidades filtradoras e atuantes nos processos de infecção e que estão intimamente associados a ramificadas redes de vasos linfáticos. Fazem parte desse sistema órgãos e tecidos como timo, baço, apêndice, fígado e medula óssea.
O anticorpo, ou imunoglobulina, é uma proteína que reage com antígeno específico e produzido por linfócitos B podendo pertencer as cinco classes existentes: IgM, IgG, IgA, IgE, IgD. Antígeno é o agente estimulador da resposta imune, sendo ele vírus, bactéria ou mesmo uma proteína. Quimiotaxia é o processo de recrutamento de células através do deslocamento individual a uma substância química. Complemento é um grupo de proteínas que ajuda no ataque a antígenos. Citocinas são proteínas que regulam a resposta imune, tendo como um de seus tipos principais as interleucinas. Histocompatibilidade é quando dois tecidos são compatíveis em que o complexo é representado pelo MHC (Complexo de Histocompatibilidade Principal) qualificando o que é ou não próprio ao organismo. Os