Venus Bio
Formação de Vénus
Vénus é o segundo planeta do Sistema Solar a contar a partir do Sol. É um planeta telúrico e a sua formação foi muito semelhante à da Terra. Vénus formou-se devido à acreção de metais e materiais rochosos.
Formação de Vénus
Com a elevada temperatura (devido à acreção dos planetesimais) e à baixa condutividade das rochas, o material começou-se a fundir, sendo que o material mais denso migrou para o interior e o material menos denso migrou para a superfície.
Vénus ficou então diferenciado por camadas.
Diferenciação
Vénus ficou dividido em três zonas distintas: núcleo, manto e crosta Vénus na Mitologia
Deusa da beleza
Deusa do amor
Características de Vénus
Este planeta é muitas vezes comparado com o planeta Terra, já que ambos são idênticos quanto à massa, tamanho e composição.
Características de Vénus
Vénus é um planeta extremamente quente, podendo atingir na superfície os 461 ⁰C. A sua espessa atmosfera carregada de dióxido de carbono e enxofre provoca um efeito de estufa permanente. As suas nuvens de ácido sulfúrico e poeira são tão densas que seria impossível ver as estrelas a partir da sua superfície.
Características de Vénus
Principais características de Vénus
Distância média ao Sol
108,9 milhões de Km
Diâmetro
12,104 Km
Período de translação
224,07 dias terrestres
Período de rotação
243 dias terrestres
Massa volumétrica
5,3 g,cmˉ³
Compostos químicos
Silicatos, ferro, níquel
Temperatura media
+460⁰C
Características de Vénus e Terra
Rotação de Vénus
Todos os planetas giram no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Vénus gira no sentido dos ponteiros do relógio, denominado de movimento retrógrado.
Estrutura interna de Vénus
Estrutura interna de Vénus
O interior de Vénus é provavelmente muito semelhante ao da Terra: um núcleo de ferro, um manto de rocha fundida, e a crosta, que é mais forte e densa do que se pensa. Diferença entre ambos
A principal diferença entre a Terra e Vénus é a