Acentuacao grafica
Para empregarmos as regras de acentuação gráfica, é necessário um razoável conhecimento de fonética, bom domínio de ortofônica, classificação das sílabas, localização da sílaba tônica e classificação das palavras quanto à tonicidade e quanto ao número de sílabas.
Dominando esses pré-requisitos, e estando em estado de alerta, teremos possibilidade de trabalharmos as regras de acentuação gráfica com acerto.
Analisemos, portanto, cada um desses requisitos para que tenhamos melhor entendimento.
ACENTUAÇÃO TÔNICA
Quem é que não conhece aquela famosa brincadeira que se faz com as palavras. SÁBIA, SABIA e SABIÁ? Você sabia que o sabiá é tão sábia que sabia assobiar? A brincadeira se baseia na diferente posição da sílaba tônica de sabia (bi), sabiá (á) e sábia (Sá).
Na língua portuguesa, as palavras com duas ou mais sílabas, quando pronunciadas, recebem sempre o acento tônico em alguma sílaba; porém nem todas recebem um acento gráfico. Na verdade, são acentuadas apenas as que podem gerar algum equívoco na pronúncia.
Vejamos, a seguir, as regras para emprego da acentuação gráfica. Comecemos pelos monossílabos:
1. – MONOSSÍLABOS TÔNICOS
Recebe acento agudo ou circunflexo os monossílabos tônicos terminados em:
a) a, as – já, pá, más;
b) e, es - pé, fé, dê (verbo), mês;
c) o, os - dó, nós, pôs (verbo).
Incluem-se nesta regra as formas verbais, como: lê-lo, dá-lo, pô-las.
Monossílabos: Acentuam-se monossílabos tônicos
Terminados por: A, E, O, seguido ou não de S.
Ex.: há, pá, pás, pé, pés, dê, eles, mês, nó, nós, pôs.
Que encerram os ditongos abertos: ÉI, ÉU, ÓI, VÉU, VÉUS, RÉIS, DÓI, SÓIS. Não se acentuam os monossílabos tônicos com outras terminações.
Ex.: RI, BIS, VER, SOL, PUS, MAUS, MAU, DOR, FLOR, ZEUS. Acentuam se os verbos: PÔR, TÊM E VÊM. Plural porque existem os homógrafos por (preposição átona) tem (singular) e vem (singular).
• Monossílabos: Terminados por: EM, ENS. Não recebem acento.
Ex.: tens, vens.